Alguns textos para me acompanharem durante a minha vida.

Economia no Futuro

Enquanto os efeitos nefastos da pandemia atingiam todo o mundo e os governos e autoridades de saúde lutavam por encontrar soluções que garantissem o equilíbrio entre manter postos de trabalho e controlar o vírus, outras entidades investiram os seus recursos a pensar o futuro a longo prazo. Não havia informação estatística que ajudasse a modelar o futuro dentro de 5 ou 10 anos mas foi necessário tomarem-se decisões. E os grandes fundos de investimento mundial têm das pessoas mais inteligentes e brilhantes a pensar nestes temas.
Houve fundos que investiram forte na falência dos negócios mais tradicionais, acreditando que nunca sobreviveriam a vários anos sem receitas. Houve outros que olharam mais à frente na recuperação e tentaram identificar o futuro da nossa sociedade, da humanidade e consequentemente da economia.
É a altura destas organizações decidirem o que avança e o que se afunda na falência. É assim que funciona (infelizmente?).
Onde estarão os empregos do futuro? É na genética, na condução autónoma, online, alimentação sustentável, canábis, medicina online? Há tantos caminhos para onde ir e começar do zero. Há tantas ramificações para o futuro da nossa sociedade que é quase assustador tentar adivinhar onde estaremos daqui a 100 anos. Mas parece-me que é aqui que começa.

Deixe um comentário